A publicação de livros em Portugal sobre futebol tem aumentado significativamente na última década. Aliás qualquer jogador que seja ou tenha sido “internacional”, tem a edição do(s) seu(s) livro(s) assegurado(s), bem como os treinadores e presidentes dos maiores clubes, claro sem falar dos livros sobre os próprios clubes, selecções e das múltiplas competições.
Qualquer adepto mais fervoroso orgulha-se de ter em sua casa, pelo menos, uma estante com “montes de livros da bola”. Os livros de Eusébio, Figo e Jardel, sem esquecer o “Bloco de Notas” de Boloñi deram o mote e consolidaram este sector do mercado livreiro. Mais recentes os best-sellers de Mourinho, Simão Sabrosa, Vítor Baía ou Pinto da Costa entraram ou aproximaram-se do top-ten da leitura nacional.
Estando a lusa nação, no momento, a viver as emoções do Mundial 2006 na Alemanha seguem-se alguns títulos afins (todos eles editados este ano):
- “O essencial dos mundiais para ler em 90 minutos + descontos” da editora Prime Books.
- “Quiz mundiais”, da editora Prime Books.
- “Caretas do Mundial”, de Luís Miguel Pereira, Carlos Laranjeira, Ricardo Galvão; da editora Prime Books. Na capa surgem caricaturados os três Ronaldos: Cristiano Ronaldo e os dois brasileiros Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho.
- “A História dos Campeonatos do Mundo de Futebol”da editora Ideias e Rumos.
- “Amo-te Portugal”de Rémulo Jónatas, da editora Ideias e Rumos. As livrarias oferecem com a sua compra uma bandeira da selecção.
- "A História da Selecção Nacional de Futebol" de Afonso de Melo, da editora D. Quixote
- “Estórias da Bola, todos os campeonatos do mundo”, de José de Almeida Castro, da editora Talento.
Do outro lado do Atlântico a oferta é bem maior como se pode constatar, por exemplo, nesta (bem conhecida) livraria online. |